07/10/14

Confesso-me agnóstico








Pedi à Lurdes Rata que me fosse buscar o espremedor dos limões e tentei a minha sorte. Quase nada. Apenas meia dúzia de pequenas gotas escorreram para a base do espremedor. Talvez tenha utilizado o equipamento errado, pensei cá para comigo. Vou tentar a centrifugadora Moulinex. Talvez tenha mais sorte. Talvez a força centrifuga consiga o milagre de transformar os chavões pré-cozinhados, soprados por um qualquer guru pós-moderno, em meio decilitro de sumo. Já não peço mais…

---/---

Ora pensava eu que uma identidade se construía ao longo de anos, com base no ADN herdado e em resultado daquilo que são competências técnicas (e artísticas) adquiridas e consolidadas ao longo de diversas gerações. Ora pensava eu que a Marinha Grande era única e irrepetível pelo património industrial (e cultural associado) acumulado ao longo de anos e anos de trabalho árduo e de empreendedorismo autêntico. Ora pensava eu que todo o trabalho se devia concentrar num esforço autêntico e genuíno para recuperar, preservar, manter, desenvolver e elevar a patamares superiores de excelência aquilo em que orgulhosamente nos revemos e em orgulhosamente somos competentes, a nossa verdadeira identificação colectiva. Quando, por artes mágicas - abra-cadabra - descubro que a mudança de identidade se pode decretar através de uma simples intervenção plástica, estética, em resultado da manipulação em laboratório, uma espécie de identidade proveta trazida á luz do dia por estrangeirados e iluminados.
Não sou contra a modernidade nem contra novos conceitos. Não sou contra o design nem contra novas tendências. Não sou contra a engenharia nem contra a investigação e desenvolvimento. Mas sou absolutamente contra uma política pacóvia de destruição dum património secular, sobretudo por omissão, rendida a uma suposta visão redentora duma nova identidade, um espécie de desígnio colectivo que não tem qualquer suporte, nem económico, nem social, nem político, e que, acima de tudo, não encontra o mais pequeno eco na prática duma equipa que lidera de forma amadora e casuística os destinos da nossa amada terra.
“Que se deixe cair a Capital do Vidro e dos Moldes “ – proclamou o rei! – “Mandem anunciar por todo o reino que de agora em diante seremos o Centro de Engenharia & Design. E agora vou-me retirar que estou estafado! É que esta coisa de perspectivar o vosso futuro é uma coisa que me consome muita energia! Não é Vitinho?”



5 comentários:

  1. Agnostico e atrasado. Leia o que o Miguel Palmela escreveu no facebook.

    ResponderEliminar
  2. Bem! Caro Relaxoterapeuta
    Há poucos minutos quando liguei esta coisa levei um murro no estômago ao saber da partida do Marcelino. Sim penso que ainda é do tempo da tasca do Mateus mais tarde transformada na Regional Minhota. Difícil acrescentar algo ao que diz sobre esta esta coisa do "Design" e só não me confesso agnóstico, porque já o fiz muita vez.
    Abraço
    Rodrigo

    PS: Cumprimentos à Lurdes Rata (pensei que também já tinha ido engrossar a lista dos desempregados).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rodrigo,
      lamento a morte do Marcelino, homem cordial e profissional competente, o qual conhecia pessoalmente.
      Embora tivesse conhecimento do seu estado de saúde, não imaginava este desfecho.

      Eliminar
  3. A. Constânciooutubro 07, 2014

    Sinceramente não percebo o sentido do comentário do anónimo que me antecede.
    Da leitura do que o Miguel Palmela disse na sua intervenção, só consigo concluir que este post e a dissertação do Miguel se complementam. O Miguel, por outras palavras, passou exactamente esta mensagem.
    Há um legado histórico-cultural que nos tornou conhecidos,nacional e internacionalmente e nesse legado, predomina a arte vidreira.
    Desde a segunda metade da década de 90 que se fez um enorme esforço para recuperar o prestígio do sector, fortemente abalado pelo encerramento criminoso da FEIS, decretado por Cavaco Silva.
    Conseguiu-se recuperar para a cidade todo o Património Stephens que estava condenado ao abandono. Instalou-se o Museu do Vidro, tentou-se relançar uma marca que nos identificasse com a nossa matriz, o Vidro.
    Estava projectado O Museu Vivo, indispensável à transmissão do saber das gerações de vidreiros que se viram forçados ao desemprego ou a negociar pré-reformas aos 45 e 50 anos de idade.
    Tudo isto se esfumou no turbilhão das sectárias lutas políticas e a um projecto de renovação e recuperação da arte vidreira, assente na tradição do saber fazer e no capital humano que estava disponível, sucederam-se as obras de fachada, onde faltava, e falta, o sumo que o espremedor do Relaxoterapeuta não consegue fazer correr.
    Agora, para decorar as fachadas, colocamos as bandeiras a anunciar que desistimos do nosso desígnio secular. Os vidreiros e a sua arte ficaram fora de moda. Vem aí a estação Outono/Inverno com novas colecções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Constâncio,
      tinha intenção de responder ao anónimo mas o Armando fê-lo por mim.
      E bem.

      Eliminar