25/09/14

Ora Eça!



O Deputado Pedrosa, um fulano cordato e perspícuo, que arrota azia a Medeiros e que cita Dumas e Jorge Jesus enquanto vibra de fervor num idílico campo de papoilas saltitantes, decidiu dar à estampa no seu pasquim virtual face-to-face, um terno momento de reconciliação e de indulgência. De elevada nota artística. Atentemos pois à coisa dita:

Uma moldura humana impressionante ontem no jantar de Antonio José Seguro em Lisboa, mais de mil pessoas na iniciativa. Apesar da angústia por um partido dilacerado, há também aspectos positivos, nota-se uma grande adesão em ambos os lados, iniciativas com centenas e mesmo milhares de socialistas e simpatizantes, o que dá ao dia 29 de Setembro um sinal de esperança ou não fosse, claro está, este o meu dia de aniversário.

Embaçado pela significância e pela delicada acutilância da prosa, entre o coice de mula velha e a doçura do mel de rosmaninho, recordei o velho Eça na sua sublime e magistral obra prima “Os Maias”, a qual me atrevo a copiar, cuidadosamente:

Citou então o exemplo do Gouvarinho: alli estava um homem de occupações, de posição politica, nas vesperas de ser ministro, que não só ía ao baile, mas estudara o seu costume: estudara, e ía muito bem, ía de marquez de Pombal!
- Reclame para ser ministro, disse Carlos.
- Não o precisa, exclamou Ega. Tem todas as condições para ser ministro: tem voz sonora, leu Mauricio Block, está encalacrado, e é um asno!...
E no meio das risadas dos outros, elle, arrependido de demolir assim um cavalheiro que se interessava pelo baile dos Cohens, acudiu logo:
- Mas é muito bom rapaz, e não se dá ares nenhuns! É um anjo!


4 comentários:

  1. Elegante e delicioso!

    ResponderEliminar
  2. Ignóbil, infame e cobarde! O anonimato é um nojo!

    ResponderEliminar
  3. A. Constânciosetembro 25, 2014

    Não me canso de o dizer e repetir até que a voz me doa. Independentemente da substância, que não está ao alcance de qualquer um, o estilo, a fineza da crítica, a denúncia mordaz de alguns comportamentos sociais e políticos, são qualidades difíceis de encontrar. Pena é que a veia inspiradora fixe interregnos tão longos.

    ResponderEliminar
  4. Caro Relaxoterapeuta
    Então não é que acabo de me referir, ao referido num outro lugar aqui por perto. Caramba. O homem há-de achar que há num determinado grupo alguma coisa entalada nas gargantas.
    Subscrevo o que o amigo de cima disse.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar