19/09/14

Bolsa. De valores?


Com o ar fresco e jovial duma manhã sombria de fim de verão, o pivot mal-dormido anunciou a menina da Reuters, que iria trazer as mais serenas e apaziguadoras notícias dos mercados - hoje, dezanove de Setembro do ano da desdita de dois mil e catorze, os mercados “abriram em alta”.
Cunha Lima, a menina da Reuters, confirmando a deixa do mal-dormido, reiterou a abertura dos mercados em alta, justificando o facto com a vitória do “não” no referendo na Escócia. Mais, disse a menina Cunha Lima da Reuters, que os mercados reagem positivamente à estabilidade política, penalizando as situações de incerteza, como supostamente seria o caso da vitória do “sim”.
É sempre bom acordar a uma sexta-feira dezanove de Setembro do ano da desdita de dois mil e catorze, e saber, através da menina da Reuters, que os mercados gostam de “estabilidade” e que têm “reacções”. Tanto mais tranquilizante, para um país com uma dívida pública à volta dos 134% do PIB…
Por uma questão de preguiça intelectual, poderia até ficar sossegado a ruminar as "boas novas" da menina da Reuters numa manhã de sexta-feira, em vésperas de fim-de-semana chuvoso, ou até, e porque não, ter uma qualquer reacção vagal como aquelas que o Sr. Silva experimenta quando o assunto não lhe convém.
Contudo, a bem da minha higiene mental, prefiro a inquietude estimulante que me provoca o exercício físico dos dois neurónios e meio com que o criador me equipou o córtex frontal, e ler as entrelinhas. De facto, o que a menina da Reuters disse foi aquilo que todos sabemos e que é em grande medida uma das principais razões da nossa desgraça colectiva, é que os mercados, tal como os fungos, necessitam de um ambiente propício para se desenvolverem, reagindo mal a um fenómeno físico-químico cada vez mais posto em causa que dá pelo nome de “democracia”. O problema dos mercados não é a instabilidade, porque é nessa instabilidade, sobretudo social, que encontram a matéria orgânica essencial ao seu obsceno crescimento, através de processos de decomposição. Tal como o fungos.
O problema dos mercados é que convivem muito mal com o facto de cada um de nós ter um pequeno quinhão de responsabilidade, e de possibilidade, de mudar o rumo da história. E isso é uma coisa que os irrita profundamente, pois a “racionalidade” (dos mercados) não se mede em sabedoria nem em conhecimento, mede-se em lucro. Para quê a democracia política, se a “democracia económica” lhes basta?
Bom fim de semana e não fiquem muito a pensar nisso.
Olha, bem jeitosa, a menina Cunha Lima. Da Reuters.



1 comentário: