17/07/14

"Ser ou não ser, eis a questão"


Na sua famosa peça ”A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca”, William Shakespeare tratou de colocar a fasquia bem alta. Elevou o patamar da discussão da mera bagatela do “ser” e do “perecer” dispensada a Pompeia Sula, mulher de Júlio César, uma fulana esbelta e arisca que numa famosa orgia báquica por si organizada se pôs a jeito de engalanar o legítimo com armação de cervato, para o nível da afirmação ou da negação da competência e da consequência. A verdade é que se é, ou não se é. Não há volta a dar. Ou se é competente e capaz ou se é incompetente e incapaz, não há meio-termo.
Por isso, hoje não ficaria de bem com a minha consciência se não assumisse absolutamente o repto de Shakespeare e manifestasse de forma peremptória o que penso e sinto, tornando-me cúmplice por omissão. Como não quero ser hipócrita digo-o sem quaisquer pruridos: o actual executivo camarário é talvez o pior executivo que nos governou desde o 25 de Abril. Não pelo voluntarismo nem pela vontade, antes pela falta de visão estratégica, pela falta de capacidade de liderança, pela falta de atitude auto-crítica e pela inércia. Uma desgraça…
Não. Não me refiro a questões de lana-caprina que atafulham pasquins e redes sociais. Refiro-me antes a um rumo com sentido e a uma atitude que antecipe cenários e ponha no centro da agenda as questões que efectivamente são fulcrais e estruturantes para o concelho. E são muitas. Quais as reais preocupações deste executivo relativamente às condições de desenvolvimento da actividade económica do concelho? Quais as reais preocupações deste executivo relativamente à qualidade de vida proporcionada à sua população? Quais as reais preocupações deste executivo relativamente à projecção do concelho no panorama nacional e no contexto europeu? Quais as reais preocupações deste executivo relativamente à gestão da água? À gestão da malha urbana?...
Infelizmente não encontro respostas pelas simples razão de que para este executivo tudo é muito complicado e qualquer opinião diversa resulta numa perigosa deriva insurgente. Infelizmente este executivo não dá mostras de que é [capaz] - não percebe que a política e o serviço público devem ser servidos com grande competência, rigor e humildade, não compreende que gerir é pensar, decidir, planear, executar e controlar, não entende que um executivo municipal não se pode esgotar num qualquer comité de organização de eventos pontuais e desgarrados (já para não dizer que muitas das vezes, desfasados, da realidade).
Erro de casting? Falta de qualidade da classe dirigente e política? Falta de exigência dos munícipes? Interesses? Mesquinhez? Sede de poder? Talvez tudo isso ou o seu contrário.A verdade é que Shakespeare tinha razão: “ser ou não ser, eis a questão”. E neste caso, para mal de todos nós, é “não ser” [competente].



4 comentários:

  1. Caro Relaxoterapeuta
    Ontem mesmo, numa altura em que começo a sair do "exílio" a que me submeti dado os "mês azares". Fui dar uma volta pelo nosso centro histórico. Depois de fazer o percurso do parque de estacionamento e atravessar a antiga FEIS e ainda visitar a a exposição relacionada com a industria de moldes, parei a beber um café naquele local que já foi a "Tasca do Leopoldo". Acabei por ter por companhia um dos vereadores do actual executivo e claro que aproveitei a altura para mandar umas "bocas". De facto aquilo é uma casa sem "Rei nem Roque". Uma da "razões" que retive foi a de que "não falta quem pense" falta é gente para concretizar as ideias. Tudo dito e claro que não devo revelar outros aspectos da conversa, por pudor.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Mais um que só sabe dizer mal.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Aurèlio.

    ResponderEliminar
  4. Não costumo fazer comentários, para não estragar a qualidade da escrita do autor, mas não posso deixar de intervir quando percebo que alguns anónimos apenas aqui vêem para denegrir. Garanto que não conheço o autor deste blog, mas gosto muito de ler os seus textos, que na minha opinião demonstram a elevada cultura do mesmo. Parabéns e aguardo sempre com expectativa por mais pérolas.

    ResponderEliminar