13/11/13

Rotativa




Marinha Grande: PS atribui pelouros à CDU para garantir governação

Marinha Grande: Os vereadores da CDU vão assumir, entre outros, os pelouros da Educação, Acção Social e Turismo
Jornalista: 
Mário Pinto



 


Edição de: 
     

O PS da Marinha Grande chegou a acordo com a estrutura local da CDU para uma coligação política, como forma de garantir a maioria absoluta no executivo liderado pelo socialista Álvaro Pereira.
O acordo entre socialistas e comunistas surge mais de um mês depois da realização das Eleições Autárquicas do dia 29 de Setembro, no acto eleitoral em que os socialistas reconquistaram a presidência do município, mas sem maioria absoluta.
Com o compromisso de governabilidade, como referem os dois partidos, os dois vereadores da CDU, Vítor Pereira e Alexandra Dengucho, vão repartir a tutela, a tempo inteiro e a meio tempo, respectivamente, os pelouros da Acção Social, Educação, Desporto, Saúde, Juventude, Terceira Idade, Turismo e Geminações.
Com este entendimento, refere Aníbal Curto, mandatário da lista do PS à Câmara Municipal da Marinha Grande, a governação do município passará a ser feita “com estabilidade” entre os dois partidos mais votados nas eleições do passado dia 29 de Setembro.





5 comentários:

  1. Muito boa a sua opinião. Texto fenomenal. Uma clarividência digna de ser notada.

    ResponderEliminar
  2. Como não tenho informação privilegiada, com esta notícia gostaria de ter suscitado alguma reacção. Contudo apenas se revelaram algumas de natureza cutânea, talvez em resultado de alguma falta de higiene.

    ResponderEliminar
  3. A. Constâncionovembro 14, 2013




    Armando Constâncio Santos

    Cronologia






    Recente





























    .
    .















    Estado
    Foto
    Local
    Evento da vida














    Em que estás a pensar?











    .














































































    Público




















    Publicar
    ..








    Armando Constâncio Santos

    há 8 horas

    .




    Quando venho à minha página, a primeira coisa que se destaca é a pergunta " em que é que estou a pensar".
    Desta vez, estou a pensar terra que me viu nascer e nos jogos político-partidários dos interesses.
    Li o comunicado do PCP em que enunciava o conjunto de propostas e exigência que viu aceites pelo PS, justificando com isso a coligação que vai governar o Concelho e apeteceu-me, num blog onde tomei conhecimento, desabafar o seguinte:
    O Curioso que não me leve a mal, mas acho "deliciosa" esta análise político-filosófica, vinda de quem DERRETEU, na verdadeira acepção do termo, o ex Presidente Álvaro, agora eleito, durante meses, ao mesmo tempo que tratava com luvas de pelica, tudo o que se relacionava com o PCP.
    Deixe que lhe diga, como marinhense, que desejo que tudo dê certo, na justa medida em que a nossa terra possa atingir níveis de excelência e de competitividade. Permita também que lhe confesse, que sempre desejei que pudesse ser possível um entendimento à esquerda, onde forçosamente deveria estar o PCP., conferindo músculo e substância à realidade social e política no País, que eleição após eleição, revela quase sempre uma clara maioria de esquerda.
    Todavia, não resisto a colocar algumas questões, tomando como informação credível o comunicado do PCP, transcrito aqui noutro post.
    Diz o comunicado que ao cabo de SETE REUNIÕES (7), foi possível chegar a uma plataforma de entendimento, assente num conjunto de compromissos que o PCP considera suficientes, a saber:
    - Os pelouros que eram da vereadora Cidália, a que acrescentaram o Turismo, pelouros esses que tinham sido oferecidos ao + Concelho que considerou insuficientes tendo pedido os do Desenvolvimento Económico e Estratégico do Concelho, onde, naturalmente, deveria estar o Turismo porque é um sector estratégico e com potencial de crescimento. Ficou portanto satisfeito com aquilo que o + Concelho considerou insuficiente.
    - Diz ter assegurado uma vereação "autónoma", "política e financeiramente", bem como a liberdade de gestão do quadro de pessoal afecto aos pelouros. Se a deslocação de pessoal, de uma unidade orgânica para outra não me parece problemática, já tenho muitas dúvidas sobre o significado de "autonomia financeira" (e política??).
    Como é que vai ser?
    Vamos ter dois orçamentos, ou a exigência fica-se por fixar os valores a inscrever no orçamento para as actividades a promover no âmbito dos pelouros atribuídos? É porque, se for só isso, sempre foi assim e só assim poderá ser.
    - Assegurou a assessoria aos vereadores. Não percebo como é que isto possa ter sido discutido em sete reuniões como uma condição, porque sempre foi assim. Os vereadores com pelouros atribuídos, sempre puderam escolher a sua assessoria.
    Lendo o comunicado e olhando para estas "exigências" aceites pelo PS, eu não posso deixar de manifestar a minha estupefacção, porque não vejo aqui nenhuma marca diferenciadora daquilo que seria normal o PS colocar logo em cima da mesa na primeira reunião (foram 7).

    ResponderEliminar
  4. A. Constâncionovembro 14, 2013

    Não quero maçar os habituais frequentadores deste espaço, mas é um exercício interessante analisar a listagem de "exigências" que o PCP considera suficientes, ao fim de SETE reuniões que adivinhamos pudessem ter sido muito duras.
    Temos então:
    - Rever em baixa as taxas e licenças -: Quais? Quanto? Que impacto financeiro vai ter?
    - Reduzir os lugares de estacionamento pago. (mas após análise que não fizeram)
    - Não aumentar o IMI. -: Espanto meu! Isto é uma exigência? Já foi aumentado e vai ficar assim.
    - Manter a gestão directa da Água e manter o tarifário. -: O que é que isto tem de substantivo?
    - Renunciar à privatização da Água. -: Quando é que o PS anunciou que estava de acordo em privatizar a exploração da água. Que eu saiba NUNCA.
    - Manter a gestão municipal do sistema de saneamento. -: OK. É manter...
    - Investir no saneamento. -: A novidade desta exigência é ?????
    - Construir um Novo Mercado -: Qual é a novidade. Este PS pós 2005 também quer.
    - Mais competências para as Juntas. -: Quem é que não está de acordo?
    - Construção da sede nova da Junta da Marinha até 2015. -: A exigência está na data.
    - Festa Anual do Concelho. -: Esta é que é uma grande conquista, só que eu não sei do que se trata e qual é o formato.
    - Cheque Bébé. -: Mas esta não é do PS?
    - Livros grátis para o 1.º Ciclo, iguais para pobres e não pobres. -: É mesmo isto que o PCP defende. Não seria melhor estender o apoio até ao 9.º Ano, mas só para famílias carenciadas?
    - Creches na IVIMA. - Mas isto já era do PS, ou não?
    - Agir activamente na defesa dos interesses da população e dos trabalhadores, bla, bla, bla....
    Li, reli, voltei a ler e...adormeci de tédio.
    Soluções para o Museu Vivo do Vidro, para o Atrium, para a Casa da Cultura, para a reanimação do Centro Tradicional, etc, nada.

    ResponderEliminar