30/10/13

Numerus Clausus




O liberalismo-freack deste governo é um case study – consegue meter no mesmo pacote a mais profunda das aversões pelo papel fundamental do Estado (protecção social, saúde, educação, regulação, etc), tudo em nome duma pseudo-consolidação das contas públicas, com a mais intolerável e mesquinha intromissão na vida privada das pessoas (e animais!), uma característica dos estados totalitários, tanto de direita como de esquerda.
Foi ontem conhecida a intenção da dona Cristas de limitar o número animais de estimação. Em tese até pode fazer algum sentido. Porém, do que é conhecido da proposta que se encontra em cima da mesa, a mesma parece ser desprovida de qualquer fundamentação cientifica (ou outra), pretendendo apenas limitar o número de animais a um número, redondo, seguindo a mesma ausência de critérios patentes nos cortes cegos dos salários da função publica e das pensões, ou na redução da despesa em quatro mil milhões de euros. A dislexia é a mesma.
Mas o governo vai mais longe, entroniza os veterinários e as câmara municipais como guardiões do templo da legalidade, como polícias da política dos números absurdos, obrigando os primeiros a bufarem e os segundos a resgatarem as vítimas e a entregarem-nas à guarda da Segurança Social da Bicharada ou das Comissões de Protecção de Animais em Risco.
Contas feitas, é intenção dos marmanjos que apenas coabitem, por apartamento, um total de quatro animais, com a limitação de dois cães e quatro gatos.
É verdade que não conheço pormenores da nova lei, mas creio que há questões que podem e devem desde já ser suscitadas, como por exemplo:
- por que razão cada cão vale dois gatos?
- por que razão dois cães e dois gatos coabitam melhor do que três cães?
- por que razão um T0 tem a mesma capacidade para a coabitação de animais, do que um T3 ou um T4?
- será que passa a ser obrigatório que os donos de casais de animais obriguem os mesmos a seguirem rigorosos planos de planeamento familiar, ao uso compulsivo do preservativo  ou a prolongados períodos de abstinência sexual, para não ultrapassarem os limites previstos, através de procriação?
- e em relação aos macacos, quantos são permitidos por apartamento?
- e o Conselho de Ministros? Como é que vai funcionar? Vão reunir aos quatro de cada vez? É que aquilo é um saco de gatos…




2 comentários:

  1. Afinal a ministra nunca perdeu um minuto com este assunto e para já não é uma prioridade. Parece que ela descobriu ontem à tarde que Passos Coelho tem em casa um aquário... com um cardume jeitoso...

    ResponderEliminar