23/10/13

Alvitre



(reconstituição possível dum pequeno diálogo ocorrido num dos debates da campanha eleitoral para as últimas autárquicas)
Moderador (mas pouco) – Dr. Álvaro, o senhor pôs a Agenda 21 na gaveta. O que é que o senhor fez à Agenda 21?
Candidato do PS – Onde é que está a Agenda 21? Digam-me, onde é que está isso?
Moderador (mas pouco) – Vitor Pereira, onde está a Agenda 21?
Candidato da CDU – No site da câmara!
  
Há alguns dias atrás, a propósito de uns milhões que o governo terá gasto para informatizar um serviço do Estado, constatando-se que o referido sistema nunca terá funcionado, recordei este episódio.
Por cá também se gastaram alguns milhares na elaboração da Agenda 21 Local.
Segui a sugestão de Vitor Pereira e dei-me ao “trabalho” de ler a referida Agenda, encomendada pelo executivo de Barros Duarte/Alberto Cascalho. Rapidamente conclui que a maioria dos ex-candidatos não a leu.
Numa altura em que ainda se procuram consensos, articulação de projectos políticos e formas de enquadramento para tantas medidas avulsas que foram anunciadas durante a campanha, parece-me a mim, vulgar cidadão do Casal da Formiga com legítimas aspirações a ser feliz, que a Agenda 21 Local poderá ser o elemento que falta (mas que existe), o guião para a estratégia concertada, tendo em conta que a aposta nocrescimento sustentável, sendo transversal e (penso) defendida por todos, corresponde a uma forma coerente de implementar estratégias conducentes a melhorar a qualidade de vida da população do nosso concelho, em todos os aspectos relevantes do seu quotidiano.
Sugiro por isso a todos os que o queiram, incluindo os actuais membros do executivo camarário e responsáveis políticos da nossa comunidade, a lerem a Agenda 21 Local (disponível no site da CMMG) sem qualquer reserva mental e sem qualquer preconceito. Pode ser que tenham uma agradável surpresa e que o dinheiro gasto possa por fim ter utilidade. Desculpem-me a ousadia.
 

2 comentários:

  1. Que ideia mais estupida.

    ResponderEliminar
  2. A. Constânciooutubro 28, 2013

    Qual será a ideia que é estúpida.
    Penso que há aqui uma troca do sujeito nesta oração. Digo eu...

    ResponderEliminar